Tuesday, October 09, 2007

Abençoados enganos

.
Os Durutti Column vieram tocar a Coimbra 2 vezes: uma à Queima das Fitas de 1988 ( na altura em que os cartazes da Queima das Fitas de Coimbra tinham tino e jeitinho). Há pelo meio relatos de um concerto na Discoteca Broadway (coisa que muito surpreendeu, até porque hoje em dia o referido local é uma discoteca de trintões e quarentões à procura do amor, e a minha mãe, vá-se lá saber porquê, sempre me disse para nunca lá entrar que não era sítio com boa fama), mas desse espectáculo, registos, nem vê-los. Começo seriamente a pensar que nunca chegou a acontecer. O outro concerto oficial foi no Teatro Académico Gil Vicente, em 1995 onde se apresentaram acompanhados por, nem mais nem menos que Peter Hook, o senhor dos Joy Division e mais tarde New Order (sniff, sniff, que eu nunca vou ver em concerto porque eles acabaram, sniff sniff, mas pronto, adiante). Eu conheço quem tenha estado no concerto e com todos os poderes do meu dedo mindinho (que é extremamente poderoso) eu os invejo. Mas como também os amo de paixão contento-me por, deleitada, ouvir o relato dos acontecimentos dessa noite. Nessa altura em tinha os meus tenros 12 anos, e não me lembro de os meus pais alguma vez terem sido fãs dos Durutti Column, muito menos saber sequer quem eles eram. Mas gostava muito que tivessem entrado na sala por engano, assim como quem procurava o auditório onde estava o Joe Dassin a actuar, e se tivessem deixado ficar. A minha vida tinha, certamente, mudado nessa noite.
.
.
P.S.: O Joe Dassin nunca tocou em Coimbra, Graças ao bom Deus, e o facto de a minha mãe ser apaixonada por ele desde a sua juventude e ouvir a discografia do senhor durante toda a minha infância não me provocou danos psicológicos a longo prazo. Espero eu.

7 comments:

Betty Coltrane said...

Como te compreendo.

....a minha mãe é fã de marante, marco paulo, roberto carlos e tony carreira.... alguém me ajude...

********************

Maria del Sol said...

E o meu caro pai não deixa de matar as saudades de Espanha com discos do... Júlio Iglesias :S

Espero que as cassetes ouvidas de fio a pavio nas viagens para o Algarve não tenham deixado mensagens subliminares no meu cérebro...

Anonymous said...

por "acaso" lá estive nos dois...uma fotos do do Gil Vicente aqui

http://www.mat.uc.pt/%7Erps/concerto_dc/

Happy and Bleeding said...

ainda é cedo para tirar conclusões... esperemos pelos resultados de novos exames :P

Caty said...

As nossas mães deviam-se juntar. Pelo menos gosto musical têm em comum. A minha mãe aprecia marco paulo, roberto carlos e tony carreira também, Betty.
E Júlio Iglesias, meu Deus, se não fosse a Miranda a minha mãe tinha um filho dele.
Mas nem tudo é estrago. Existem boas coisas, apesar de tudo: é grande apreciadora da Chanson française e gosta de Dead Combo. Música do mundo não compreendeé muito batuque, mas também é com ela. E fado, claro. Amália só não tem cá um poster em casa porque a minha mãe acha que aquela goma elástica amarela suja a parede.Mas depois vem o Demis Roussos e estraga tudo ...

Caty said...

Sara e Tristana ... inveja. É feio, eu sei. Mas não consigo evitar :)

Anonymous said...

"Os Durutti Column vieram tocar a Coimbra 2 vezes: uma à Queima das Fitas de 1988"
Pois pois, como diziam os "Repórter Estrábico" a coisa mais linda dessa história é quem estava encarregado de fazer o cicerone durante a sua remanescia em Coimbra, eram as meninas do "chimico", e ainda tenho na casa dos meus pais os LP's autografados por eles :P