Acusado de ter deixado o seu génio criativo adormecer nos últimos anos, oferecendo-nos novos filmes parecidos com outros tantos que assinou («The Curse of the Jade Scorpion», «Hollywood Ending» ou «Anything Else»), Woody Allen parece finalmente ter despertado dessa letargia.
Até à sua conclusão, passeia-se habilmente por diferentes emoções e estilos, da comédia ao romance, passando pelo drama e até pela revolta. Allen faz renascer uma das histórias de «Crimes e Escapadelas» (1989), situando-a em Londres, em vez da habitual Nova Iorque, e construindo-a com um elenco de luxo e em grande forma, onde podemos ver Jonathan Rhys-Meyers, Scarlett Johansson, Emily Mortimer ou Brian Cox, entre outros.
E se desta vez a música é outra - já que o jazz deu lugar à ópera - a trama é, como de costume, intrincada, cheia de contradições, becos sem saída e dilemas emocionais.
O leit-motiv do filme: a ideia de que a sorte conta, e que o esforço e a persistência não são suficientes.
No final percebemos que o crime compensa...
Além disso, o filme reune dois dos meus actores favoritos da actualidades: Jonathan Rhys-Meyers ( brilhante em «Velvet Goldmine» de Todd Haynes, no papel de Brian Slade, em referências subliminares ao génio David Bowie), e a belíssima Scarlet Johanson (que, juntamente com Bill Murray, me marcou como poucos filmes o fizeram em «Lost in Translation», de Sofia Coppola)
Ficha técnica:
Titulo:« Match Point»
Realização: Woody Allen
Elenco: Scarlett Johansson, Jonathan Rhys-Meyers, Emily Mortimer, Matthew Goode, Brian Cox, Penelope Wilton
Género: Drama, Romance
Origem: Reino Unido
Ano:2005
1 comment:
Deixa lá, eu também nunca fui fã de Woody Allen.
Quando vou ver um filme dele é sempre naquela: «Vá lá ... surpreende-me. Vamos ver se é desta que eu gosto de um filme teu...». Mas Scarlett Johanson e Jonathan Rhys-Meyers parece-me bem ...
A ver vamos...
Logo te dou o feedback...
Post a Comment