Thursday, October 25, 2007

o som do deserto

.
Em Leiria não é precisa publicidade excessiva para levar as pessoas a um concerto. Em Coimbra, às vezes, um bombardeio publicitário não chega para encher meia sala. Em Leiria, a faixa etária do conjunto de pessoas que assiste a um espectáculo é heterogénea. Em Coimbra parece que coisa de novos é para novos e coisa de velhos é só para velhos. Acredito que o concerto da semana passada de Tinariwen/Vieux Farka Touré em Leiria, se tivesse sido realizado em Coimbra, teria enchido a sala do TAGV apenas pela metade. Mas enfim, farta de discutir (e de ouvir discutir) o que de errado se passa culturalmente nesta cidade estou eu. Gostei bastante do concerto. Os míseros 10 euros do bilhete pareceram simbólicos quando tido em conta o número de horas de música tocada. Foram os sons do deserto a embalar os pezinhos de dança inquietos e a aquecer uma noite fresca de início de Outono, enquanto que lá fora, pelas ruas da cidade, se multiplicavam as manifestações académicas (maioritariamente alcoólicas), num cenário muito parecido com a da minha cidade em época de pré-Latada. Mas as semelhanças ficam-se mesmo por aí. Pois lá está ... em Coimbra, quando estas iniciativas têm resposta a meio-gás já a coisa não correu nada mal.

3 comments:

JN said...

filhota, em bem que fiquei em pulgas para ir (é aquele gostinho a África), mas as malditas quintas são noites de trabalho!...
espero que tenha sido muito bom.
e aguardo o relatório pessoalmente. ;)
beijo

Rita Delille said...

eu vi-os em lx no festival áfrica. muito muito bom! :)

Caty said...

Paizinho, eu gostei muito. E sei que tu tinhas gostado ainda mais. Lembrei-me de ti. E vieram-me os Pink Floyd à cabeça ... "Oh I wish you were here ...". Nada a ver com música do Mali :)

Pois é Rita, tu ainda tens sorte porque aí por Lisboa ainda há coisas interessantes para ver e fazer (maldita inveja:). Aqui em cima, como sabes, é uma miséria. Para aparecer algo deste género é preciso um milagre. Mas quando ao pobre é dada esmola, é pecado recusar.
Também gostei muito. Muito bom mesmo :)