Saturday, August 18, 2007

O melhor chocolate do mundo ?

Charlie and the chocolat factory de Tim Burton

Por incrível que pareça, este filme passou-me um pouco ao lado aquando da sua exibição no grande ecrã. Tratava-se, até à poucos dias, de uma irritante lacuna na minha filmografia de Tim Burton, por quem sempre fui mais apaixonada pelo seu lado gótico e sombrio, razão talvez pela qual nunca fui grande fã do filme Big Fish, e nem o por mim apreciado Ewan Mcgregor me conseguiu fazer mudar de opinião. Trata-se, portanto, de um ponto de vista umbiguista e meramente pessoal. Algo que se mantém, de igual forma, com este Charlie and the chocolat factory. Que Tim Burton foi feito à medida de Johnny Deep e que Johnny Deep encaixa na perfeição com Tim Burton, disso à muito que ninguém duvida. É como maçã e canela, combinam bem e pronto. Que o referido actor desempenhe um papel medíocre num filme do mencionado realizador é também pouco provável: Willy Wonka não deixa de ser uma personagem bem conseguida, diria mesmo deliciosamente bem conseguida.Este é, contudo, o filme de Tim Burton mais vocacionado para as crianças, ainda que todo o seu universo se encontre impregnado por uma certa infantilidade, por vezes, algo macabra. Mas o factor morbilidade vai ao encontro das expectativas dos maiores admiradores do cinema de Burton ... e esses não são, certamente, as crianças (de lembrar que Beetlejuice já não passa aos sábados e domingos de manhã na televisão à anos). Pois bem, este é um filme destinado, maioritariamente, para os petizes. Os adultos até os podem acompanhar ao cinema e até podem gostar do que vêm, mas se o filme passar a constar no seu topo de preferências da filmografia de Tim Burton, então, é porque não conhecem de todo a filmografia do realizador. E ao contrário do filme Chocolat de Lasse Hallström , também com o actor Johnny Deep, este Charlie and the chocolate factory não desperta uma vontade desmedida de comer chocolate.

No comments: