Monday, May 28, 2007

Os óculos de sol e um bom anti-olheiras


Esta semana as 24 horas do dia não vão ser suficientes para tanto que fazer:

Amanhã multiplicam-se os focos de convívio espalhados um pouco por toda a cidade, ou não fosso o dia da Festa do Vizinho. Oferecem-se bolinhos, bebidas de conteúdo alcooólico ou não (até porque as crianças são sempre bem-vindas), e, no nosso caso, até vai haver churrascada e tudo. Acima de tudo oferecem-se dois dedos de boa conversa, bonitas fotografias e muitos sorrisos. Este ano ficamo-nos pela Rua da Mãozinha, em Santo António dos Olivais, quiçá com um saltinho às escadas do Quebra-Costas para matar saudades da antiga casa e dos muitos amigos que por lá ficaram. Mas a celebração promete espalhar-se por muitas ruas, ao virar de cada esquina, caso o sol resolva dar de vez um arzinho da sua graça. Para o menino e para a menina, para o avô e para o neto. Porque de vez em quando sabe bem uma festa acolhedora e familiar. A partir das 18h, é só escolher o destino.


Esta quarta-feira o Senhor Andrew Bird vai, finamente, justificar as muitas horas que tenho passado a ouvir o novo álbum. É no TAGV, a partir das 21:30, e imperdível é dizer pouco sobre o espectáculo. Até há quem mude a data da comemoração do aniversário para que todos possam ir ao concerto em paz e sem peso na consciência.


Na quinta feira tem início a primeira parte dos V Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra, que se prolonga na sexta-feira e culmina no sábado com um concerto obrigatório de Evan Parker Trio. Essenciais são também as after-hours no Salão Brazil.


Na sexta-feira, na Via Latina, os D3O arrastam o suor até à zona da Praça da República, e para os que não vão muito à bola com o tecno, na parte de cima o rock prolonga-se noite adentro com o DJ Kid Tutti e DJ A boy named Sue. Para os fãs do new-rave, com ou sem substâncias ilícitas à mistura, com luzes e néons e cores fluorescente pelo meio, no Porto, há concerto dos Klaxons.
Sábado têm início as 40 horas do Serralves em Festa, com mais de 210 apresentações que compreendem teatro, música, dança, festa com DJ’s, circo, cinema, oficinas, performances, exposições.
À tarde e pela noite fora há música nas escadas do Quebra-Costas, com vários DJs a darem uma amostra do seu talento e, quem sabe, a reabertura do saudoso bar com o mesmo nome. E quem nunca se sentou naquelas escadas numa tarde de sol ou numa noite quente de Verão com uma bebida na mão e uma boa conversa entre amigos não sabe o que perde.
Ah ... e uma bonita menina (que faz sempre o favor de mudar o jantar de aniversário quando este coincide com a vinda do Senhor André Pássaro à cidade) vai finalmente poder festejar um quarto de século, estando a festa garantida.
Na mesma noite, em Ansião, aqui bem pertinho, tem lugar o Festival itinerante de Jazz, que só termina no dia seguinte, domingo, com a actuação dos African Reunion Trio.

O que vale é que as sapatilhas são novas e ainda têm muito chão a palmilhar.

.

1 comment:

franksy! said...

mal sabia eu que se fosse preciso até mudava no registo o meu dia de aniversário por este senhor andrew...
Tu é que és uma bonita menina, mas obrigada pelo sorriso [e pela lágrima cristalina] que me deste!
até sábado!