Wednesday, February 07, 2007

Barrigada de cinema ...

Para descomprimir dos exames ao sábado à noite ...
.
...Munich
,
Apesar do cepticismo inicial e da detestável preguiça que me impediu de ver este filme nas salas de cinema, aquando da sua exibição. Spielberg montou uma boa história, não propriamente sobre os atentados de Munique ou sobre a caça ao homem que se lhe seguiu. Mas sobre a consciência da morte e a responsabilização por parte dos que a levaram a cabo. A controvérsia gerada em torno de Munich levou a que alguns o apelidassem de ser um filme panfletário ou anti-israelita.Há, a meu ver, que colocar os pontos nos is : Trata-se de um filme e não um documentário.
Além disso é acompanhado por uma excelente banda sonora - elaborada por uma lenda viva, John Williams, e uma marcante fotografia de Jamusz Kaminski Um filme que me agradou bastante, e sem dúvida um dos meus preferidos de Spielberg.
.
"Every civilization finds it necessary to negotiate compromises with its own values."



...Free Zone

O que torna este filme mais interessante será, sem dúvida, o facto de ser perspectivado por mulheres, de nacionalidades e histórias de vida distintas, numa zona de livre comércio, a leste da Jordânia que reúne povos não muito amigáveis entre si do ponto de vista diplomático. E de mencionar uma brilhante interpretação de Hana Laszlo, que lhe valeu o prémio de melhor actriz em Cannes no ano de 2005. E a Natalie Portman até que está muito bem no filme,
. .
...Undertow

Difícil de definir e de digerir, deixa um amargo de estômago que persiste contra vontade. Talvez porque tudo tenha realmente acontecido e não seja apenas fruto de um argumento.

No comments: