Friday, December 02, 2005

Eu até nem sou nada fã de Kafka...


Franz Kafka nasceu em Praga a 3 de julho de 1883. Filho de um abastado comerciante judeu, Kafka cresceu sob as influências de três culturas: a judia, a tcheca e a alemã. Formado em direito, ele fez parte, junto com outros escritores da época, da chamada Escola de Praga. Esse movimento era basicamente uma maneira de criação artística alicerçada em uma grande atração pelo realismo, uma inclinação à metafísica e uma síntese entre uma racional lucidez e um forte traço irônico.Esse híbrido de ironia e lucidez aparece na maioria dos textos de Kafka.O olhar kafkiano é direcionado para coisas como a opressão burocrática das instituições, a "justiça" e a fragilidade do homem comum frente a problemas quotidianos.
Para ler Kafka são necessários alguns cuidados especiais, entre eles, contar com uma certa atenção à maneira com que toda obra se constrói, principalmente seus períodos; estar sempre consciente de que toda a criação literária de Kafka foi dolorida, feita com o intuito de não parecer bonita, de ser, principalmente, uma obra baseada na dor; ficar atento a todos os detalhes do texto, pois em Kafka, até as imperfeições são propositais, ou seja, segundo Theodor Adorno, até "as deformações em Kafka são precisas".

Just 4 the record, e directinha para o Dr. Pasolini:

«Eu até nem sou assim grande fã de Kafka, por isso, homem, lamento informar-te, mas não foi desta que encontras-te a mulher da tua vida...»

No comments: